• Escapamentos

    Aliança Auto Center

Chamado popularmente de escapamento, o sistema de exaustão do veículo serve para filtrar as emissões de gases e reduzir o ruído do motor. Se algum componente do conjunto estiver danificado, além de haver aumento do consumo de combustível, pode render multa (grave) e cinco pontos no prontuário do motorista. Em geral, as peças não podem ser reparadas. O sistema é formado por quatro partes interligadas. O tubo dianteiro (a maioria dos carros tem motor na frente) capta os gases gerados pela queima do combustível e os leva ao catalisador, onde a toxicidade é reduzida em até 95%.


A seguir, os resíduos passam pelos silenciosos intermediário e traseiro, que diminuem o nível de ruído do motor e ajudam a filtrar os poluentes. Por fim, são expelidos no ar.

Com o tempo, é natural que essas peças se deteriorem e tenham de ser trocadas. A principal causa é a oxidação provocada pela água liberada no processo de combustão.


Combustíveis de má qualidade, aceleram o processo de corrosão, por conter grande quantidade de água misturada. Para peças de aço inoxidável, de 5 a 10 anos, a durabilidade média de um sistema original. Porém, a maioria das pessoas recorrem à peças mais baratas, galvanizadas, cuja duração média varia de 2 a 3 anos. Manutenção preventiva, evita despesas desnecessárias. A cada 6 meses, é um tempo aconselhável para fazê-la. Soldar o silencioso, dependendo da situação, é possível.