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Um dos principais motivos para a busca por manutenções automotivas, o sistema de freios preocupa qualquer motorista. E não é pra menos: qualquer anormalidade nesse mecanismo pode ocasionar graves acidentes. Normalmente, a verificação é realizada a cada 5.000 ou 10.000 km. Essa periodicidade depende do modelo do veículo e da exigência do sistema de freio, conforme o manual de instruções.


Carro que puxa para um dos lados durante a frenagem, vibrações ao frear, pedal muito duro ou muito baixo e ruídos agudos, podem ser sinais de desgaste. Sempre que o veículo apresentar um desses sintomas, é extremamente importante levá-lo a um profissional de reparação automotiva para que possa ser feito o diagnóstico e o reparo do sistema.

 Na maioria dos casos, a substituição das pastilhas de freio é necessária. Para a inspeção ser mais assertiva e o usuário poder acompanhar o processo com mais conhecimento, listamos o passo a passo do profissional durante o trabalho. Lembrando que toda manutenção deve seguir as normas vigentes e as orientações do fabricante.


Tirar as rodas do veículo, e aqui tem que se ter uma atenção especial às rodas de liga, a indicação é utilizar soquetes com proteção para evitar danos à roda.


Verificação do desgaste das pastilhas para análise da necessidade de substituí-la. Pastilhas com menos de 3 mm de espessura devem ser substituídas imediatamente.


Para substituição das pastilhas o técnico de manutenção deverá desmontar o sistema de freio, recuar o êmbolo de freio e realizar a substituição das pastilhas. O êmbolo é a peça do sistema de freio responsável por pressionar a pastilha no disco. Ele deve ser recuado com ferramentas especiais para possibilitar o encaixe da pastilha nova.